CONHEÇA NOSSAS CERVEJAS

Conheça nossas criações ............................ Tira dúvidas .. 1 .. 2 .. 3 ....................

Como usar seu KEG .. 1 .. 2 .. 3 .. 4 .. 5 .. 6 .. 7 ............ Calcule seu Priming ................ Processo Cervejeiro .. 0 .. 1 .. 2 .. 3 .. 4 .. 5 .. 6 .. 7 .. 8

..................................................

segunda-feira, 24 de março de 2014

Cervejaria da Cuesta®

Breja do Breda orgulhosamente apresenta nossa nova Microcervejaria em Botucatu-SP. Depois de uma enquete que vocês leitores devem se recordar, a esmagadora maioria escolheu democraticamente pelo voto o nome Cervejaria da Cuesta® como sendo o mais adequado para batizar nossa fábrica.

Naquela oportunidade (me refiro à enquete) fiz um brevíssimo relato do "porquê" do nome Cuesta, contudo neste momento julgo importante detalhar essa explanação, portanto, antes de divulgar o logotipo, detalho a vocês a origem deste nome.

O que é uma "Cuesta"?

Segundo a famosa Wikipédia, Cuesta é uma forma de relevo assimétrico muito comum em sequências de camadas sedimentares com mergulho suave intercalando níveis mais resistentes à erosão do que outros e que controlam, assim, o desenvolvimento geomorfológico com uma topografia plana e de gradiente suave segundo o sentido do mergulho das camadas, contraposta por escarpas de cuesta no sentido contrário. Seu relevo representa um meio termo entre os relevos de mesa e de hogback.
A assimetria do relevo de cuesta promove a erosão mais acentuada (maior energia dos rios) nas vertentes escarpadas do que nas vertentes suaves (paralelizadas ao mergulho) o que leva a uma regressão lateral dessas escarpas de cuesta, formando um declive suave no reverso e um corte abrupto ou íngreme na chamada frente da cuesta.  
Tipos de formação Basáltica correspondem às escarpas dos Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná, sustentadas em rochas vulcânicas da Era Mesozóica, localizadas entre a Depressão Periférica da Costa Leste da Bacia do Paraná e os planaltos e chapadas da bacia do Paraná.
Um exemplo de cuesta no Brasil é o de Botucatu, cidade no interior do Estado do estado de São Paulo.
Foto da Cuesta de Botucatu
Formações rochosas de arenito da época em que o planeta possuía apenas um continente, coberto por camadas de basalto (da lava da separação continental) que formaram elevações. Hoje conhecida como Cuesta. O arenito avermelhado da região é chamado de Arenito Botucatu.

A Cuesta ainda é cercada por várias histórias, dentre elas a do CAMINHO DE PEABIRU! A 1ª estrada internacional do Brasil era rota de passagem Inca, construída com a ajuda de Sumé, divindade interpretada pelos colonos como sendo São Tomé, apóstolo de Jesus Cristo que pregou nas Índias. Era muito utilizada pelos homens nativos que construíam pontos de parada e rituais como nas Três Pedras, e posteriormente trafegada por jesuítas e bandeirantes, liga São Vicente (litoral paulista) até o Peru, sendo inclusive via de acesso dos primeiros desbravadores do país

Três Pedras - Botucatu-SP - Local Místico

Não podemos esquecer também dos criadores de Saci, Botucatu é a mais famosa cidade do Brasil por sediar o Festival nacional do SACI, ter a ANCS - Associação nacional dos Criadores de SACI e ainda ser uma das poucas cidades brasileiras a manter seu folclore aceso e não se entregar aos enlatados estadunidenses.

Além de tudo isso Botucatu é ainda a Cidade da Cerveja do SACI, cerveja ímpar produzida pela Breja do breda desde 2005 e que passa a ser produzida em 2014 pela Cervejaria da Cuesta.

  

Como podemos então observar, o nome Cuesta tem uma profunda ligação com a cidade de Botucatu e com a cultura regional, essa foi uma das razões em se escolher esse nome para nossa Cervejaria, pois nosso objetivo é personalizar nossas cervejas e fazer com que a região se identifique com um produto originalmente criado e produzido em Botucatu.
OK, vamos ao nosso logotipo desenvolvido pelo camarada, amigo e consumidor, é claro, Daniel Carvalho da DC design & comunicação, especialmente para a Cervejaria:

Logo Oficial da Cervejaria da Cuesta®

DESCRIÇÃO DO LOGOTIPO
  • PAISAGEM como ponto de destaque, tendo o azul de fundo como a visualição dos mirantes;
  • COR amarela do texto CUESTA e coroa de malte dourada seria a visualização da mais nova cultura presente na região, a cultura cervejeira representada pela CERVEJARIA DA CUESTA;
  • RELEVO em verde, sendo a linha verde mais escura no limite superior, a representação do “Caminho de Peabiru";
  • COR marrom avermelhado sombreando CUESTA representa os morros da cidade, a base da cervejaria;
  • AZUL de cor de apoio da marca remete ao nosso límpido céu do interior, livre de poluição e à ótima água de Botucatu, suas muitas cachoeiras e ao Aquífero Guarany que se localiza no subsolo de toda nossa região;
  • SOL: conforme nos traz a história, cultuado nas três pedras em rituais indígenas e essencial para o cultivo da cevada, base de nossas cervejas Puro Malte;
  • FONTES diferentes das habituais, de fácil leitura, que dão ao texto Microcervejaria: seriedade e traços novos/novidade; e ao texto Cuesta: levesa e alegria, combinação natural de cores e letras.

Aí está o porquê de nosso logotipo ser como apresentamos, nada por acaso, fruto de pesquisa e de uma identidade com a cerveja e com nossas origens.

NOSSO SLOGAN
CERVEJA DE VERDADE!!!


Espero por todos em nossa fábrica e aguardo seus pedidos de cerveja!!!

Em breve divulgarei aqui nossos novos rótulos.

Abraço a todos.

Saúde!!!

Breda

2 comentários:

  1. Boa sorte na empreitada. Espero provar logo logo.
    Fabiano

    ResponderExcluir
  2. Boa sorte à cervejaria e a todos os envolvidos no projeto. Vida longa. Cheers.

    ResponderExcluir

Muito obrigado por seu comentário! O Blog "Breja do Breda" é feito pensando em você!