CONHEÇA NOSSAS CERVEJAS

Conheça nossas criações ............................ Tira dúvidas .. 1 .. 2 .. 3 ....................

Como usar seu KEG .. 1 .. 2 .. 3 .. 4 .. 5 .. 6 .. 7 ............ Calcule seu Priming ................ Processo Cervejeiro .. 0 .. 1 .. 2 .. 3 .. 4 .. 5 .. 6 .. 7 .. 8

..................................................

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Primeira Sidra do Breda

Muito bem pessoal, quem estava ansioso pelas novidades receberá hoje um pequeno alento, pequeno em extensão do texto, mas muito grande em termos de informação.

Para os que julgam que aguardar 20 dias para ter uma saborosa cerveja prontinha para degustar é um período longo consolem-se, esse tempo não é suficiente nem para a fermentação completa da Sidra (considerando primária e secundária), mas começaremos devagar, foram por enquanto 35 dias e a Primeira Sidra do Breda ainda está em maturação, contudo já experimentamos algumas amostras, necessárias ao acompanhamento do processo e tomada de dados que serão posteriormente compilados e compartilhados.

Apresento-lhes a Primeira Sidra do Breda 100% maçãs orgânicas:

Sidra do Breda

De coloração amarelo intenso, límpida, agradável e marcante aroma de maçãs, levemente seca, acidez baixa,  teor alcoólico em torno de 4% e ainda sem carbonatação natural. Uma grande pedida para o verão, pois apresenta uma ótima refrescância. Harmonizei com salada de folhas verdes e molho de limão, mostarda e mel, além de queijos suaves e na sobremesa com doce de leite cremoso, ficaram excelentes as combinações, mas ainda aguardarei a conclusão do processo de maturação da bebida para sugerir as harmonizações aos apreciadores.

Como a bebida está extremamente gelada, tanto a garrafa como as taças estão embaçadas pela temperatura, contudo o líquido está extremamente límpido. Essa foi uma das características que me chamou muito a atenção nessa bebida. Embora durante o processo de fermentação haja muito depósito (muito mesmo, parecendo que todo o fermentador é pura lama) a decantação é fantasticamente rápida, se compararmos com a cerveja.

Abaixo pode ser verificada uma amostra da mesma bebida (e da mesma leva) a uma temperatura mais alta cuja foto não tem a transparência da bebida muito prejudicada pelo embaçamento do copo (já não bastasse o prejuízo das fotos obtidas pelo celular, caseiras como de costume).



Não podia deixar de agradecer aqui meu amigo Oswaldo Bruno, produtor de maçãs de Botucatu-SP que gentilmente forneceu as amostras da fruta que possibilitaram esse primeiro experimento. O Oswaldo é um dos produtores de maçãs da cidade e tem seu pomar na Fazenda Demétria em Botucatu. Lembrando que são maçãs orgânicas, de ótima qualidade, produzidas sem defensivos ou seja, a Sidra do Breda ainda carrega esse fantástico diferencial, é uma Sidra orgânica.

Espero que tenham apreciado as fotos e pretendo até a próxima semana colocar uma primeira amostra do Hidromel, minha primeira leva também.

Um forte abraço à todos.

Saúde!!!

Breda 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por seu comentário! O Blog "Breja do Breda" é feito pensando em você!