CONHEÇA NOSSAS CERVEJAS

Conheça nossas criações ............................ Tira dúvidas .. 1 .. 2 .. 3 ....................

Como usar seu KEG .. 1 .. 2 .. 3 .. 4 .. 5 .. 6 .. 7 ............ Calcule seu Priming ................ Processo Cervejeiro .. 0 .. 1 .. 2 .. 3 .. 4 .. 5 .. 6 .. 7 .. 8

..................................................

segunda-feira, 7 de março de 2011

200 litros para matar a sede

Foi em 26/02/2011 sábado na ECA-USP onde mais de 70 pessoas puderam saciar sua sede com cerveja de qualidade e feita pela B&R Cervejas Especiais.

A encomenda do Paulo em conjunto com a comissão organizadora contemplava, pelo que me informaram depois de muito debate, nada mais nada menos que 100 litros de Hefeweizen com quase 6,0% de álcool e 100 litros de English IPA com 7,0%, isso mesmo, uma IPA para botar fogo no pessoal e quebrar os paradigmas de quem não conhecia até então os prazeres das variações dessa deliciosa bebida.

Foi muito interessante acompanhar a rapaziada degustando as cervejas com a volúpia de quem parecia ter medo de que o precioso líquido acabasse e, para nossa surpresa, a IPA foi tão bem recebida que os primeiros dois barris de 50 litros (um de cada estilo) acabaram quase que simultaneamente.

Outra surpresa bastante agradável foi observar o público feminino que instintivamente preferia a weizen no primeiro copo, mas que agarrava firme na IPA tão logo a experimentava, posso afirmar que muitas degustaram mais IPA do que weizen, sem medo de errar, um bom sinal para nós produtores de cerveja, pois significa que há muito mais pessoas que consomem "qualidade", além disso demonstra que este não é mais um clube do bolinha, as luluzinhas mostraram que também apreciam o amargor dos lúpulos das inglesas.


Como não só de cerveja vivem os "seres humanos" o bom churrasco acompanhou a todos sem trégua. Bastante carne de qualidade e muito bem preparadas na melhor tradição universitária, por isso parabenizo os pilotos da churrasqueira que mesmo revezando não deixaram a peteca cair e tiraram o melhor de cada tipo de carne para harmonizar com as cervejas.

O pessoal ficou das 14:00h do sábado até as 3:30h do domingo bebendo sem parar, lembrando que foram chegando aos poucos, mas depois que a cerveja acabou ainda ficou muita gente por lá para terminar com a comida (mas não sei se acabou...não fiquei para conferir, mas tinha muita carne mesmo, uma maravilha).

Mais que uma festa onde fornecemos a cerveja o que nos marcou muito novamente foi o interesse das pessoas em saber mais sobre a bebida, sua produção, seus ingredientes, o processo; enfim, a receptividade em conversar comigo e com o Riva o tempo todo sem formalismos, o que nos fez sentir em casa e colaborou demais para a divulgação da cultura cervejeira, ressaltando que são todos formadores de opinião já que muitos são da área de comunicação e poderão propagar como poucos nossa causa cervejeira.

 

Como nada é perfeito, esquecemos a máquina fotográfica, mas o celular entrou em ação e no início conseguimos registrar alguns momentos, mas depois que o povo começou a chegar em peso foi impossível deixar de lado as torneiras para tirar mais fotos, nem das cervejas no copo eu consegui, mas conto com a colaboração dos "fotógrafos" que lá estiveram para que me enviem algumas "chapas" de forma que este post seja melhor ilustrado.

Quero agradecer o Paulo (Paulada), o Montanha (figuraça) e a todos os amigos e amigas que nos prestigiaram e deram mais uma vez seu voto de confiança à B&R Cervejas Especiais para animar sua festa.


Agradeço também (e muito) meu irmão Tadeu que segurou a onda servindo o pessoal com nossas cervejas junto com o Riva (que também deu o sangue o dia todo) enquanto eu estava no curso de lagers.

Para vocês, meu muito obrigado e até a próxima, que seja em breve.

Fiquem na mais profunda paz.

Prosit!!!

Breda

8 comentários:

  1. De Paxbier -

    Breda:

    Parabéns pelo sucesso com as cervejas especiais para eventos. Pelo jeito, logo teremos Breda & Riva na companhia de uma bela "Marta Rocha" para fazer as entregas.

    A "miss" é linda: http://www.lamasbier.com.br/2010/05/festa-da-colorado-para-acerva-paulista.html

    O "curso de lagers" que você falou foi a aula do Paulo Schiaveto ?

    Se for, você viu o lúpulo cultivado pelo Manetta ?

    ResponderExcluir
  2. Olá Paulo, como estão?
    Obrigado pelos parabéns, em breve realmente estaremos com nosso veículo personalizado para este fim.
    Sobre o curso de lagers, foi sim com o Schiavetto e vimos o lúpulo do Manetta, claro, foi a sensação do domingo dividindo luzes com o caruncho do malte do Afonso...hehe.
    Mas me diga meu caro, como sabes desses detalhes??
    E a cerveja para o encontro, já está maturando ou ainda não produziu?
    Prosit!!!
    Breda

    ResponderExcluir
  3. De Paxbier -

    Breda:

    > Mas me diga meu caro, como sabes desses detalhes??

    É que a gente descobriu o site dos Lamas - http://www.lamasbier.com.br/ - que tem uma série de boas histórias a respeito da ACervA Paulista.

    O relato sobre a cerveja Barley Wine que eles fizeram para o concurso em SC é impagável.

    Dessa vez, tenho certeza que o pessoal vai trazer um prêmio de lá.

    > E a cerveja para o encontro, já está maturando ou ainda não produziu?

    Tive que fazer duas levas: o rendimento da Weizenbock foi baixo e, no sábado de carnaval, fiz uma leva de Red Ale para conseguir mais algumas garrafas para levar no evento em Botucatu.

    A Weizenbock será engarrafada neste final de semana e a Red Ale no final de março.

    Aí terei que parar por falta de ácido peracético em pó. Vamos ver se o fabricante entrega esse produto lá para o Afonso.

    ResponderExcluir
  4. Bredaaa! PArabéns por mais esta bem sucedida empreitada!

    Ondem coloquei maturar uma leva de Pale Ale, que deve ser a minha primeira leva a ser embarrilada. Esta leva foi uma surpresa, porque rendeu uma eficiência recorde de 85%... Ainda estou intrigado pensando se foi o uso do PH 5.2 stabilizer.... A eficiência mais alta que o costume me obrigou, inclusive, a corrigir a densidade com adição de água fervida... impressionante...

    Mas enfim... em alguns dias teremos Kessbier no barril.

    Falando nisso... bem que eu queria fazer um urso de lager. Estou ensaiando faz tempo gfazer minha primeira lager, mas os temores são tantos: não resfriar apropriadamente o mosto, não conseguir chegar nos 15ºC para inocular o fermento, etc....

    Bão... vamos seguindo a vida!

    Abraço, parceiro! E sucesso!!!

    ResponderExcluir
  5. Entendi Paulo, não vi o Blog deles depois do curso, darei uma espiada.
    Não fiz ainda a cerveja pro evento de Botucatu, mas farei em breve, ainda penso no estilo adequado e não posso repetir nenhum dos seus.
    Provavelmente estará frio assim penso que uma Porte seria legal, mas não sei como receberiam uma "super escura café gelada", talvez uma Kölsch ou uma Pale Ale...
    Se quiser peracético me avise até amanhã antes do almoço.
    Prosit!!!
    Breda

    ResponderExcluir
  6. Opa Marco, beleza?
    Que papo é esse de eficiência 85% com água fervida??? rsrs
    Me diz aí, qual é o cálculo que vc está fazendo para obter sua eficiência?
    Nós temos resultados bons de 82%, mas o padrão da B&R é em torno de 79%.
    Realmente o pH estab pode ter colaborado bem se vc tinha problemas anteriores com a água. Se vc tinha um pH de mosto entre 5.2-5.6 após a brassagem não acho que o estb tenha sido o responsável, veja aí os dados anteriores para podermos opinar.
    Porque não pensar que a eficiência aumentou pela prática do cervejeiro??? Mande os dados para verificarmos seus cálculos, mas independentemente disso parabéns!.
    Sobre o curso, foi legal, mas esperava muito mais, anyway o sábado foi válido.
    Não tenha medo, manda ver, vc não tem um freezão??? Coloca controle de temp (se já não colocou) e confie, vc conseguirá!
    Prosit!!!
    Breda

    ResponderExcluir
  7. De Paxbier -

    Breda:

    Não se preocupe em "repetir" estilos. Se você tiver uma Red Ale ou uma Weizenbock já pronta, está valendo.

    Mas quando você falou de Porter... uau, como eu gostei da ideia !

    O povo de lá vai certamente apreciar sua "super escura café gelada".

    Fugir do padrão e produzir cerveja de qualidade. Meus sinceros parabéns, Breda !

    Conversei com o Afonso e o ácido peracético já chegou. Ainda bem.

    Gosto da Turma de Campinas, mas em momentos como esse, que a gente quase parou a produção por falta de sanitizante, é bom ter um fornecedor alternativo.

    ResponderExcluir
  8. Paulo, farei sim a Porte, aliás ainda hoje postarei meu novo rótulo dessa Porter.
    Como é uma cerveja peculiar, penso em levar uma weiss para arrematar, assim ficaremos com 04 estilos bem diferentes para degustação no melhor estilo HomeBrewer.
    Precisando de algo, basta dizer que tentamos auxiliar.
    Prosit!!!
    Breda

    ResponderExcluir

Muito obrigado por seu comentário! O Blog "Breja do Breda" é feito pensando em você!