CONHEÇA NOSSAS CERVEJAS

Conheça nossas criações ............................ Tira dúvidas .. 1 .. 2 .. 3 ....................

Como usar seu KEG .. 1 .. 2 .. 3 .. 4 .. 5 .. 6 .. 7 ............ Calcule seu Priming ................ Processo Cervejeiro .. 0 .. 1 .. 2 .. 3 .. 4 .. 5 .. 6 .. 7 .. 8

..................................................

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

9E. Strong Scotch Ale - Em 2011

Muito bem pessoal, após vários dias de competição acirrada – visto que a votação ficou empatada e teve a liderança alterada por várias vezes temos o estilo eleito por vocês, amigos leitores, para ser uma das próximas cervejas a serem produzidas pela B&R Cervejas Especiais e postada passo a passo aqui no Blog com receita detalhada para que vocês possam repetir aí em sua casa no seu equipamento sem mistérios.

Por enquanto fiquem com um detalhamento do estilo para irem esquentando os motores e aguçando a curiosidade.
–—
9E. Strong Scotch Ale

Aroma

Profundamente maltado em geral com caramelo aparente. Pode apresentar aromas secundários de turfa e/ou defumados agregando complexidade ao estilo. A caramelização por vezes pode ser encoberta por diacetil que deve ser muito baixo, preferencialmente inexistente para que o caramelo possa ser percebido. Ésteres de baixo a moderados e álcool aparecem nas versões mais fortes. Lúpulos de moderado a muito leves.

Apresentação

A cor pode variar do cobre claro ao marrom escuro, em geral com "feixes de luz" rubi. Deve ser límpida. Cabeça geralmente com taninos acentuados, mas não persistentes nas versões mais fortes. Desvios de cor e cabeça podem ficar evidentes nas versões mais fortes.

Sabor

Ricamente maltado com caramelização aparente (particularmente nas versões mais fortes), traços de malte torrado ou defumado, características de nozes ou castanhas no final da degustação. Sabores de lúpulo e amargores de leves a moderados devido à dominância do malte. Apesar da caramelização às vezes ser confundida com diacetil este pode estar presente mas em níveis muito baixos. Álcool está geralmente presente assim com ésteres de baixo a moderados que podem sugerir ameixa, passas ou frutas secas. O paladar costuma ser pleno e adocicado tendendo a ser meio seco no final principalmente nos casos de uso moderado de malte torrado.

Gosto na Boca

Variando de médio a muito encorpado, com algumas versões (não todas) possuindo grande viscosidade. Costuma apresentar suavidade alcoólica que é bem vinda uma vez que equilibra com o maltado e adocicado. A carbonatação deve ser moderada.

Impressão geral

Rica, maltada e geralmente adocicada, pode ser sugerida como acompanhamento de sobremesas. Com sabores secundários complexos de malte elimina uma impressão unidimensional na degustação. Seu corpo e maltado podem variar.

Comentários

Também conhecida como wee heavy “Pesadinha”, fermentada a baixas temperaturas se comparada à maioria das ales e com baixos níveis de amargor, resulta em um limpo e intenso sabor maltado. Bastante adequada a sua região de origem com malte abundante, fermentação e maturação a baixas temperaturas. Lúpulos não são nativos da Escócia e sua importação costumava ser muito cara no passado, por isso eram utilizados ao mínimo possível.

Ingredientes

Malte Pale Ale com até 3% de cevada torrada. Pode utilizar malte pilsen para ajustar a coloração. O adocicado em geral não é proveniente do malte pilsen, mas da baixa lupulagem, altas temperaturas de brassagem e caramelização na fervura. Uma pequena proporção de malte defumado poderá agregar profundidade além de uma característica de turfa (algumas vezes percebida como terráceo ou defumado) podendo também ser proveniente do fermento e da água utilizada. A presença de lúpulo é mínima embora as variedades inglesas sejam mais adequadas. A água mole é tipicamente utilizada.

Parâmetros
OG: 1.070 – 1.130
FG: 1.018 – 1.056
IBUs:  17 – 35 
SRM:  14 – 25
ABV:  6.5 – 10%

–—

Para o aperitivo era isso que tinha preparado. Aproveito o ensejo para desejar a todos vocês um ótimo Natal e um 2011 repleto de realizações como foi 2010 para nós da B&R e que possamos juntos brindar novas conquistas por todo o ano que se inicia!

Fiquem com Deus e tenham um período de Paz e reflexão!

Nos "vemos" em breve.

Prosit!!!

Breda

2 comentários:

  1. Vai ser um sucesso de cerveja, como sempre...Feliz Natal que Deus ilumine seu caminho, e que vc continue ajudando os perdidos como eu.....Até o ano que vem....

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Ricardo, Feliz 2011 pra você!
    Nos empenharemos para que seja uma ótima cerveja, principalmente pelo fato de não ter lupulagem alta para esconder defeitos.
    Espero mesmo trazer muitos perdidos para o bom caminho e se eles tiverem o mesmo interesse que você pela arte cervejeira, tanto melhor!
    Obrigado pelo coment´rio.
    Prosit!!!
    Breda

    ResponderExcluir

Muito obrigado por seu comentário! O Blog "Breja do Breda" é feito pensando em você!